Thought of the day

A importância da reputação do país

Salvador da Cunha
CEO, Lift World

1_telefonica

Ao ler um texto académico sobre a Telefónica, depreendi-me com uma afirmação de César Alierta, presidente da empresa espanhola, numa entrevista que concedeu ao jornal alemão Wirtschafts Woche em Setembro de 2006 e que reflecte a importância da reputação na condução dos negócios e de um país. Fica o excerto:

“A economia espanhola precisou de muito tempo para adquirir relevância internacional. Não o conseguiu até aos anos 80, quando as nossas empresa se começaram a expandir. Penso que é precisamente porque não tínhamos grande fama, e que alguns continuam sem a ter,  que nos estamos a esforçar de forma especial. Queremos demonstrar que também nós sabemos fazer as coisas.

As empresas alemãs tiveram sempre uma boa imagem. Nós tivemos de cultivar nossa terra em primeiro lugar. Vocês (alemães) continuam a ser mais inovadores do que nós, mas nos últimos anos talvez tenham adormecido demasiado nos vossos louros, enquanto nós (espanhóis) tentámos ser mais eficientes e mais rendíveis. É possível que isto explique o motivo de termos passado à vossa frente nalgumas áreas”

É importante referir que, há meia dúzia de anos, algumas das maiores empresas espanholas se juntaram em torno do “forum de reputación” para, em conjunto, melhorarem a imagem de Espanha. Hoje, a reputação é um tema incontornável em Espanha.

* cliente da Lift no Verão quente de 2010, no processo de aquisição da Vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.