Digital

Inbound Marketing, modelo de marketing digital.

Diogo Ferreira da Costa
Head of Digital, Lift

Neste breve artigo vamos descrever os principais conceitos que suportam o modelo de Inbound Marketing. É um modelo de marketing digital que se tem revelado uma fórmula de sucesso devido às suas principais características. Esta tendência de sucesso é ainda maior quando este é aplicado junto de um segmento de mercado como a geração nativa digital. Mas não só.

Enquadremo-nos.

As empresas estão a alterar consideravelmente a utilização dos seus próprios conteúdos e o modo como fazem publicidade. A maioria já entendeu que os consumidores preferem informação em vez da promoção. Este aspeto é bem visível num estudo desenvolvido pela Google, ZMOT – Zero Moment of Truth, que mostra bem como decorre o processamento mental de um consumidor que utiliza a internet, saturado de ter acesso à informação, na altura de escolha de um produto ou serviço.

A pergunta que se impõe é de que forma podem as organizações contar histórias educativas e divertidas e ainda manterem os seus programas de marketing e comunicação? Com uma abordagem de Inbound Marketing, em que o foco está em dar ao website target aquilo que este quer e precisa, acreditamos que os conteúdos serão percecionados como mais relevantes e, por isso mesmo, revisitados com mais frequência.

O Inbound Marketing concentra-se na criação de conteúdos de qualidade que atraem a audiência/pessoas para os pontos de contato online com marcas/empresas. Ao alinhar o conteúdo que se publica com os interesses do seu público-alvo, as marcas estão a atrair tráfego que podem posteriormente converter em relações de longo prazo, que, inclusivamente, levem ao envolvimento natural e, no fim do dia, à fidelização.

modelo-inbound-marketing

Ao publicar o conteúdo certo, no canal certo, no momento adequado, o marketing irá tornar-se relevante e útil para o nosso publico alvo e, mais importante, não intrusivo.

É esse marketing que as pessoas gostam e aceitam. É essa a razão de, cada vez mais ser pertinente o uso deste modelo por parte das organizações.

Uma agência que disponibilize serviços de Inbound Marketing deve estar preparada para entregar quatro tipos de serviços fundamentais de Inbound Marketing. O primeiro é gerar tráfego para um website usando técnicas de SEO, blogs e dinâmicas de social media. O segundo insere-se na capacidade de desenvolver conteúdo premium necessário para atrair o interesse de visitantes do website, e desse modo ser possível convertê-los usando as landing pages apropriadas e gerir os esforços de gestão de oportunidades/leads. O terceiro é a construção de campanhas orientadas de lead-nurturing (essencialmente suportadas pelo conteúdo premium), dimensionadas para converter essas leads em clientes. O quarto serviço principal é medir e orientar a análise de cada etapa do processo para ser possível aplicar ajustes contínuos com vista em melhorar os resultados. Só assim o ROI será maximizado!

A virtude do Inbound Marketing está no modo controlado de como disponibiliza conteúdos pelos diferentes canais e instrumentos digitais, ou seja, preparada para lidar agregadamente com as diferentes jornadas relacionais. Uma marca consegue ao longo do tempo, com a audiência, construir relações e mapear perfis, baseado no modo como o seu publico-alvo manifestou interesse pelo seu conteúdo e/ou expressão.

 

Se pretender conhecer com mais detalhe as principais fases do modelo de Inbound Marketing, leia o nosso e-book. Peça-nos.

One Response to Inbound Marketing, modelo de marketing digital.

  1. […] webdesign de excelência no website é muito relevante na utilização da metodologia de Inbound Marketing. Já vamos ver […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *